Escolha uma Página

A Revolução Automotiva Japonesa: O Caso do Mitsubishi 3000 GT VR4

Durante décadas, os entusiastas de automóveis se encantaram com os esportivos europeus e norte-americanos, ícones de desempenho e design. No entanto, o cenário automotivo começou a mudar significativamente a partir…

Durante décadas, os entusiastas de automóveis se encantaram com os esportivos europeus e norte-americanos, ícones de desempenho e design. No entanto, o cenário automotivo começou a mudar significativamente a partir dos anos 80 e, mais intensamente, nos anos 90. Marcas japonesas como Honda, Mazda, Toyota, Subaru e, notavelmente, a Mitsubishi emergiram com inovações que revolucionaram o mercado de veículos esportivos. A Mitsubishi, em especial, se destacou com o desenvolvimento da tecnologia embarcada no modelo VR4, produzido em colaboração com a Chrysler.

A abertura do mercado brasileiro para importações, no governo Collor, coincidiu com a chegada deste emblemático modelo, trazido pela MMC Automotores do Brasil, integrante do Grupo Souza Ramos. A importação atendeu aos anseios dos consumidores brasileiros por alta qualidade e tecnologia, reforçando o prestígio da Mitsubishi.

Mitsubishi 3000 GT VR4

Equipado com tecnologia de ponta, o modelo possuía um motor V-6 de 3 litros, com dois comandos em cada cabeçote, 4 válvulas por cilindro e superalimentação de 0,68 bar por dois turbocompressores com intercoolers, destacando-se como uma maravilha da engenharia. Detalhes como o sistema eletromecânico de ajuste do ruído do escapamento e faróis escamoteáveis da versão de 1993 ampliavam seu apelo esportivo e sofisticado.

Para compensar seu peso, contava com tração integral e um sistema de pequeno esterço das rodas traseiras, que melhorava a agilidade e estabilidade em curvas, evidenciando a avançada engenharia do projeto. O desafio do peso também afetava os freios a disco nas quatro rodas, que podiam apresentar fading, especialmente nos dianteiros, sob uso intenso.

Mitsubishi 3000 GT VR4

Em termos de desempenho, destacava-se por sua estabilidade, agilidade e interior luxuoso, superando muitos rivais. A capacidade de aceleração era impressionante, alcançando 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos, um marco para a época e ainda respeitável atualmente.

A trajetória do modelo no Brasil ilustra vividamente a influência japonesa no automobilismo global, marcando uma era de redefinição das expectativas em veículos esportivos. Com design inovador, desempenho excepcional e tecnologia avançada, conquistou admiradores no Brasil e consolidou a Mitsubishi como líder em inovação automotiva.

Sobre o Autor

Alexandre Derani Neto

Jornalista paulistano especializado em carros de luxo e apaixonado por motores. Sua história com carros começou desde a infância, quando já identificava o modelo do carro pela chave, e assim seguiu uma trajetória em auxiliar pessoas com seus carros atuais e também a conquistar o carro dos sonhos com Consultorias e Configurações Especializadas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao Blog

Leia Também…

CSW 69
Off Topic

CSW 69 – Um Relato

O que vi e ouvi sobre a luta das mulheres na política – um relato do CSW 69 Estava sentado no auditório, cercado por mulheres de diferentes idades e trajetórias, quando a senadora Soraya Thronicke sentou em uma cadeira junto com as outras palestrantes. O...

Leia Mais

Entre em Contato

10 + 8 =

Pin It on Pinterest

Paixão por Combustão
Privacidade - Visão Geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Saiba mais acessando a nossa Política de Privacidade.