Meu primeiro Rali foi em Tiradentes em maio de 2006, era a segunda etapa do Mitsubishi Motorsport. Ao chegar lá lembro de ter ficado alucinado ao ver tantos veículos Mitsubishi juntos no mesmo lugar.
Nosso carro era uma Pajero TR4 que eu, com muito orgulho, ajudei a adesivar na noite anterior à prova.
Com cinco anos eu esperava participar como “zequinha”, ajudando o navegador meu pai, e o piloto na competição.

Obviamente não tinha idade para isso e a realidade foi um pouco diferente. Minha prima foi de “Zequinha” e a única largada que vi foi a saída dos carros do estacionamento do hotel onde tive que ficar com minha mãe, esperando o resultado da etapa. Para acalmar o filho frustrado minha mãe decidiu me levar para passear pelas estradas da região e neste passeio acabamos visitando o interessantíssimo Museu do Automóvel da Estrada Real onde me acalmei conhecendo a história dos antepassados do nosso TR4.
O Mitsubishi Motorsports é um rali exclusivo para veículos da marca Mitsubishi, iniciado em 1994. As competições ocorrem ao longo do ano em diferentes estados brasileiros, caracterizando-se por serem provas off-road de regularidade. O objetivo é manter-se dentro do tempo e da velocidade estipulados pela organização em cada trecho. Não é necessário ter experiência prévia ou carros especialmente preparados para participar. A competição é dividida em três categorias, conforme o nível dos participantes: Turismo Light (para iniciantes), Turismo (para quem tem experiência intermediária) e Pro (para os experientes). Podem participar proprietários de modelos 4×4 das linhas Pajero, L200, ASX, Outlander, Outlander Sport e Eclipse Cross.
Em 2006, entre os modelos elegíveis, estava nosso Pajero TR4 4×4 mecânica, o modelo de entrada da Mitsubishi. Uma curiosidade é que sua primeira geração foi desenvolvida em parceria com a Pininfarina, em 1998. Inicialmente exportado sob o nome de Pajero IO para o Brasil. Em outras partes do mundo o veículo teve diferentes nomes: Monteiro IO, Pajero Pinin, Shogun Pinin ou simplesmente Pinin Este jipe era montado no Japão e também na Itália e no Brasil, onde foi nomeado posteriormente de TR4 ao mesmo tempo que ganhou um novo powertrain 2.0.
A produção deste modelo por aqui começou em 2002 e terminou em 2015 totalizando 94.496 unidades produzidas.
0 comentários